domingo, 13 de junho de 2010

Folhas Podres Preocupam...

...Para quem sabe que o habitat do flebótomo - terrível causador da leishmaniose - é o lixo resultante de folhas pobres, a cobertura com esse recurso que a administração de Rondonópolis está fazendo num projeto de gramado na entrada do bairro Marechal Rondon, é extremamente preocupante.
E é muito pertinente tal preocupação.
Pois o bairro acumula o registro de pelo menos duas mortes devido à doença, além de muitos cães contaminados e exterminados em razão de terem sido contaminados, e, portanto, terem se tornado depositários do protosoário, às vezes mortífero, se o socorro às vítimas não for totalmente eficiente.
E socorro eficiente em saúde pública, não é sempre o que acontece, infelizmente, muito embora tenhamos mudado a administração rondonopolitana com este objetivo, ainda não alcançado, para o desgosto da maioria que dela precisa e que no caso da administração, nela votou.
Lembro-me dos muitos pontos falhos na Saúde sob o comando do ex-prefeito e chego a registrar alguns avanços com o novo prefeito, pelo menos no que inclui o seu envolvimento direto, chegando a ir para as filas tentar levar conforto à população em busca de assistência... Aqui no Mal. Rondon, muitas melhorias vieram ao Posto de Saúde, que chegou atender como PSF, com equipe e quase todos os serviços. Mas como já disse aqui, 'o que é bom dura pouco'. O médico efetivo (e bom) saiu;um auxiliar de enfermagem, de ótima atuação, também e os serviços se tornaram precários.
O bairro quer seu PSF pleno. Funcionando sem nenhuma restrição.
A grande maioria não quer a volta ao que era antes, quando apenas um funcionário fazia o que podia para assistir a população - sem querer ser irônico - externando sua indignação com o mau atendimento.
Espero voltar logo aqui anunciando as melhorias que precisamos, sem me furtar, enquanto tal não ocorrer, de apontar as deficiências que se acentuam.

Um comentário:

Unknown disse...

SOBRE AS FOLHAS E OS MOSQUITOS DA LEISHMANIOSE:
Realmente esta preocupação tem motivos concretos!A remoção das folhas do local de origem carrega parte de terra, onde estão as larvas do inseto! E, além da grande quantidade de Flebótomos que 'residem' no bairro, a idéia de trazer folhas poderá aumentar e muito o problema no local...